26.5 C
Brasília
quinta-feira, 08/01/2026

Venezuela negocia venda de petróleo com os Estados Unidos

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
47 %
5.1kmh
40 %
qui
27 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °

Em Brasília

O governo da Venezuela anunciou que está em negociações com os Estados Unidos para vender petróleo cru. Essa informação foi divulgada pela empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), que controla a maior parte da produção e reservas do combustível no país.

A empresa afirmou que as negociações são parte das relações comerciais entre os dois países, embora não tenha revelado detalhes ou termos do acordo, ressaltando que se trata de uma transação estritamente comercial.

O possível acordo deve seguir modelos de parcerias já existentes, como a colaboração entre a Venezuela e a Chevron, uma importante empresa petrolífera dos EUA que continua suas operações no país, mesmo após as sanções norte-americanas.

Um dia antes, o então presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o governo interino da Venezuela, liderado por Delcy Rodríguez, concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, vendendo o combustível a preço de mercado, com o lucro sendo gerenciado pela Casa Branca para beneficiar tanto o povo venezuelano quanto o norte-americano.

Este anúncio ocorreu pouco depois que militares dos EUA capturaram o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado de vínculos com o tráfico internacional de drogas, o que motivou uma intervenção no país. Trump declarou que os EUA governarão a Venezuela durante um período de transição, ressaltando que a presença norte-americana no território tem como um dos objetivos garantir o acesso ao petróleo venezuelano, que tem as maiores reservas conhecidas no mundo.

Inicialmente, a vice-presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, defendeu a soberania nacional e os recursos do país, mas logo demonstrou disposição para cooperar com os EUA, apesar das tensões e advertências feitas por Trump sobre possíveis consequências para quem não colaborar com os planos norte-americanos.

Veja Também