19.5 C
Brasília
quarta-feira, 07/01/2026

Venezuela declara luto de uma semana após ataque dos Estados Unidos

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
95 %
1kmh
75 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
19 °

Em Brasília

Delcy Rodríguez, a presidenta interina da Venezuela, declarou sete dias de luto nacional em honra às vítimas do ataque militar realizado pelos Estados Unidos no último fim de semana, que resultou na captura do líder Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

Delcy Rodríguez prestou homenagem aos que perderam a vida, chamando-os de defensores da pátria, e destacou que o luto é uma forma de reconhecer seus sacrifícios durante os confrontos que provocaram dezenas de mortos entre os agentes de segurança venezuelanos.

A presidenta interina também reforçou que a paz é um direito fundamental do povo venezuelano e reafirmou que o governo está sob o controle do povo, legitimando sua gestão após a captura de Maduro.

No mesmo comunicado, Delcy Rodríguez ressaltou a importância de políticas para o desenvolvimento produtivo do país e pediu o fim das agressões externas contra a Venezuela. Ela enfatizou que a nação deve seguir firme no caminho da paz e da autodeterminação, apesar das pressões e atos hostis internacionais.

Além disso, o procurador-geral, Tarek William Saab, anunciou a nomeação de uma equipe de três procuradores para investigar as muitas mortes civis e militares que ocorreram durante o ataque, classificando-o como um crime de guerra e uma agressão sem precedentes contra a Venezuela.

Veja Também