O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, acusou os Estados Unidos nesta terça-feira (1°/7) de sequestrar 18 crianças venezuelanas. A acusação foi feita durante um programa do presidente Nicolás Maduro transmitido pela emissora de televisão VTV.
Segundo Rodríguez, o sequestro teria ocorrido após os pais das crianças serem enviados para prisões em El Salvador ou detidos em centros da imigração americana, conhecidos como ICE.
“Estamos aqui para denunciar e expressar nossa indignação. Exigimos o retorno dos nossos 18 meninos e 18 meninas que foram sequestrados nos Estados Unidos, um ato que representa uma barbárie pouco vista na história da humanidade”, declarou Rodríguez.
Durante a transmissão, acompanhado por familiares segurando fotos das crianças, Rodríguez também provocou o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, pedindo que ele se manifeste sobre o sequestro de 252 venezuelanos em El Salvador, referindo-se aos compatriotas presos naquele país da América Central.
Expulsões e acusações
Um grupo de 238 venezuelanos foi deportado dos EUA para El Salvador em março deste ano, após o então presidente Donald Trump invocar uma lei antiga que ampliou os poderes para deportações. As autoridades americanas acusam os venezuelanos de pertencerem à facção criminosa Tren de Aragua (TdA), mas o governo de Maduro e as famílias dos detidos negam essas acusações.
Desde 16 de março, o governo venezuelano tem buscado o apoio da ONU para conseguir o retorno dos presos políticos venezuelanos no exterior.