Em junho de 2025, o comércio varejista no Distrito Federal teve uma redução de 1,5% nas vendas em comparação com maio, marcando a terceira diminuição registrada neste ano, a primeira ocorreu em janeiro. No cenário nacional, as vendas do varejo também apresentaram uma leve queda de 0,1%.
Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total acumulado de vendas no ano cresceu 4,4% em comparação ao mesmo período de 2024. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 4,7% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui mais segmentos, as vendas tiveram uma retração de 3% comparado a maio, e na comparação anual, houve um recuo de 4,4% em junho de 2025.
Das oito categorias analisadas no Distrito Federal, quatro apresentaram crescimento no volume de vendas em junho na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Lideram o crescimento os setores de livros, jornais, revistas e material de papelaria, que avançaram 10,7%. Ainda tiveram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%) e hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo (3,0%).
Por outro lado, quatro grupos apresentaram diminuição nas vendas na comparação anual: combustíveis e lubrificantes (-3,6%), vestuário, tecidos e calçados (-3,9%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-9,9%), e móveis e eletrodomésticos (-12,7%).