As vendas no comércio varejista aumentaram 0,2% em agosto em comparação ao mês de julho, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa alta estava prevista pelas estimativas de analistas consultados, que esperavam variações de queda de 0,2% até crescimento de 1,1%, com uma mediana de 0,2%.
Quando comparadas ao mesmo mês do ano anterior, as vendas no varejo cresceram 0,4% em agosto, superando a expectativa média dos especialistas, que previa uma alta de 0,2%. As projeções apontavam para um intervalo entre queda de 0,4% e aumento de 1,9%.
Considerando o varejo ampliado, que inclui vendas em material de construção, veículos e atacado alimentício, houve um crescimento de 0,9% em agosto em relação a julho. Essa taxa ficou acima da mediana esperada de 0,7%, que previa variações entre uma queda de 0,6% e um aumento de 1,5%.
Por outro lado, na comparação anual, o varejo ampliado apresentou uma queda de 2,1% em agosto, enquanto as projeções indicavam desde uma redução de 4,2% até um leve crescimento de 0,2%, com mediana negativa de 2,4%.
Esses números indicam um leve crescimento do comércio varejista em agosto, dentro das expectativas do mercado, segundo dados oficiais do IBGE.