20.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

Vendas do Switch 2 lideram mercado nos EUA e impulsionam ações da Nintendo em Tóquio

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
21.7 °
20.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
sex
28 °
sáb
19 °
dom
19 °
seg
25 °
ter
25 °

Em Brasília

O console Nintendo Switch 2 teve vendas superiores aos consoles concorrentes nos Estados Unidos em 2025, dando um alívio para investidores após um período de notícias negativas para a empresa. Dados da consultoria Circana indicam que o Switch 2 foi o console mais vendido em volume e valor tanto em dezembro quanto no acumulado do ano passado.

O relatório mostra que o Switch 2 superou o Sony PlayStation 5, que ficou na segunda posição. Esse desempenho ajudou a compensar quedas em outras plataformas de hardware. A Circana destacou que, após sete meses no mercado, o Switch 2 tem uma base instalada de 4,4 milhões de unidades nos EUA, quase o dobro do alcançado pelo Switch original no mesmo período.

O Switch 2 é o console de videogame com o ritmo de vendas mais rápido já registrado, superando em 35% a velocidade do PlayStation 4 em seus primeiros sete meses à venda. Contudo, o recorde geral de vendas em hardware após sete meses ainda é do Game Boy Advance, também da Nintendo.

Para Kazunori Ito, diretor de pesquisa de ações da Morningstar, os dados recentes indicam que os embarques do Switch 2 não desaceleraram significativamente, contrariando relatos de vendas fracas no final do ano. Ele espera o próximo balanço da empresa para confirmar os números de vendas e entender melhor o impacto do aumento dos custos.

Esse sucesso comercial chega em um momento delicado para a Nintendo, pois suas margens têm sido afetadas pelo aumento nos preços de chips de memória, motivado pela alta demanda ligada à inteligência artificial. A fabricante dos jogos como Super Mario e Pokémon projetou vender 19 milhões de unidades do Switch 2 até março, superando a estimativa anterior de 15 milhões.

Na bolsa de Tóquio, as ações da Nintendo chegaram a subir até 7% nesta sexta-feira, 23, fechando o dia com alta de 4,5%, a maior valorização diária em quase três meses.

Fontes: Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo.

Veja Também