As vendas da Tesla na China reduziram para 26.006 veículos em outubro, marcando o nível mais baixo nos últimos três anos. A fabricante norte-americana de carros elétricos está enfrentando problemas devido à baixa procura em um mercado com muita concorrência.
As vendas caíram 35,8% comparado ao mesmo mês do ano anterior, mostrando uma queda em relação a setembro, quando foram entregues 71.525 veículos. Esse número alto em setembro estava ligado ao início da entrega do Model Y L, uma versão de seis lugares com espaço maior entre os assentos, disponível apenas na China.
As exportações dos carros produzidos na China alcançaram o maior número em dois anos, com 35.491 unidades no último mês, conforme dados informados pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.
A participação da Tesla no mercado chinês de carros elétricos caíu para 3,2% em outubro, um declínio significativo comparado aos 8,7% do mês anterior, o valor mais baixo em mais de três anos.
Os resultados ruins de vendas da Tesla no maior mercado de veículos do mundo também refletem dificuldades enfrentadas em países europeus como Alemanha, Espanha, Holanda e na região nórdica.
A companhia tem enfrentado mais desafios na China, que é seu segundo maior mercado atrás dos Estados Unidos. No terceiro trimestre, a pressão aumentou. A Xiaomi, concorrente da Tesla, conseguiu vender 48.654 unidades de seus veículos SU7 e SUV YU, mesmo enfrentando preocupações sobre segurança após acidentes envolvendo seus carros elétricos.
Em outubro, as vendas totais de carros na China caíram, devido à queda da confiança dos consumidores motivada pela redução de subsídios governamentais e benefícios fiscais.
