Participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), capturaram imagens do exato momento em que um incêndio começou a tomar conta de um dos pavilhões, na quinta-feira (20/11).
Em pânico, palestrantes e espectadores correram para escapar do fogo, enquanto membros da organização utilizaram extintores para tentar conter as chamas. Veja o momento:
A área principal do evento foi evacuada e equipes de bombeiros e segurança isolam o local onde iniciou o fogo. Segundo a organização, não houve feridos.
Um participante da COP, Marcelo Rocha, contou ao Metrópoles que estava próximo ao pavilhão da África e ao Climate Live – Entertainment and Culture quando ocorreu a queda de energia seguida do surgimento do fogo. Relatos indicam que as pessoas rapidamente buscaram deixar o local.
COP30
A primeira semana da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontece em Belém (PA) desde 10 de novembro. Com temas que vão desde adaptação climática, financiamento e transição justa até discussões delicadas sobre combustíveis fósseis, o ambiente é de atenção cautelosa.
O Brasil denomina esta edição da COP como “a COP da verdade”, focada nos mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.
Em coletiva, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a prioridade é garantir a segurança das pessoas e confirmou que o fogo foi controlado. O ministro comentou ainda que a origem das chamas será determinada por técnicos especializados: “Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas.”
A organização da COP30 reforça que o incêndio foi contido sem causar ferimentos. “As equipes de bombeiros e segurança agiram rapidamente e continuam monitorando o local.”
A chamada Blue Zone é o espaço exclusivo para negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. Sob organização da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), apenas delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada têm acesso a essa área.
Localizada no parque da cidade, a Blue Zone é o palco principal onde são discutidas e definidas as políticas internacionais relacionadas ao clima.
