Secretaria de Segurança Pública (SSP) e forças de segurança afirmam que atuarão em locais de votação, de apuração de voto, e na prevenção e monitoramento de crimes eleitorais. Não há previsão de fechamento de vias.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as forças de segurança do Distrito Federal anunciaram, nesta quarta-feira (28), o esquema de segurança reforçado para este domingo (2), quando ocorre o primeiro turno das eleições deste ano.
De acordo com os órgãos, alguns prédios na Esplanada dos Ministérios, como o Congresso Nacional e as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos por grades. Por enquanto, não há previsão de fechamento de vias (veja mais abaixo).
O planejamento prevê que as 610 escolas que vão funcionar como locais de votação terão ações de policiamento reforçado. Além disso, a SSP-DF afirma que haverá proteção de locais de apuração de voto, segurança de juízes eleitorais, e prevenção e monitoramento de crimes eleitorais.
Quanto ao consumo de álcool, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que não haverá proibição do comércio de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Segundo a SSP, os órgãos de trânsito estarão atuando, em todo o DF, na fiscalização da alcoolemia ao volante.
Reforço no policiamento
Até o término do processo de votação, o GDF afirma que as escolas ficarão sob monitoramento da Polícia Militar, assim como os locais de apuração de votos e os cartórios eleitorais. Todo o efetivo disponível de forças de segurança estará atuando ou de sobreaviso, no domingo.
A Polícia Civil será responsável pela escolta dos juízes eleitorais e promotores. Já o Corpo de Bombeiros estará de prontidão para atuar em situações de emergência, quando necessário. Segundo a SSP, o Detran atuará no controle e organização do trânsito nas proximidades dos pontos de votação.
Unidades especializadas das polícias Militar e Civil — como Choque, Cavalaria, Operações Aéreas, Policiamento com Cães e unidades de operações especiais (Bope e DOE) — estarão de sobreaviso.