Na madrugada desta segunda-feira (16), policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) salvaram um veado-catingueiro que foi ferido após ser atacado por um cão dentro de uma casa no Setor Sul do Gama.
Segundo a polícia, a equipe foi chamada pelo número 190 depois que moradores informaram que o animal selvagem havia entrado na residência e estava machucado. No local, os policiais encontraram o veado sangrando e debilitado, precisando de cuidados urgentes.
Com muito cuidado, os policiais conseguiram controlar o animal para evitar que ele se machucasse ainda mais. Depois, o veado foi levado ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS) para receber tratamento veterinário adequado.
O veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) é um cervo pequeno, típico do Cerrado brasileiro. Com pelagem marrom e geralmente solitário, ele ajuda a manter o equilíbrio da natureza, espalhando sementes e ajudando a crescer a vegetação nativa.
Esse caso mostra como é importante termos cuidado e respeitar os animais silvestres que vivem perto das cidades. A Polícia Militar pede que, se alguém avistar um animal selvagem em áreas urbanas, não tente pegar ou ficar perto dele, supervisione seus animais de estimação e ligue imediatamente para o BPMA pelo telefone 190.
