Cerca de 183 milhões de endereços de e-mail e senhas do serviço Gmail, pertencente ao Google, foram comprometidos em uma grande violação de dados. Troy Hunt, especialista australiano em segurança digital e criador do site Have I Been Pwned, revelou nesta segunda-feira (27/10) que esse vazamento expôs um total de 3,5 terabytes de informações, envolvendo mais de 180 milhões de contas em todo o mundo.
Como verificar se seus dados foram comprometidos?
Para saber se seus dados foram expostos, você pode visitar a plataforma Have I Been Pwned. Este site permite verificar se seu endereço de e-mail foi alvo de alguma violação nos últimos 10 anos.
Se o seu e-mail estiver entre os comprometidos, você verá a mensagem: “Ah, não — pwned! Este endereço de e-mail foi encontrado em diversas violações de dados. Verifique os detalhes para saber onde suas informações foram expostas”.
A plataforma informa também quais aplicativos conectados ao Gmail foram responsáveis pelo vazamento, além da data do incidente e os tipos de dados que ficaram vulneráveis.
Quando seus dados forem afetados, a recomendação imediata é alterar a senha do seu e-mail e ativar a autenticação multifator, que adiciona camadas extras de segurança no processo de login, dificultando o acesso por pessoas não autorizadas.
Detalhes do grande vazamento
O incidente ocorreu em abril deste ano, mas só foi divulgado recentemente pelo site de Troy Hunt. Ele ajuda os usuários a identificar se suas senhas ou informações pessoais foram expostas indevidamente.
Segundo o especialista, os principais provedores de e-mail estão entre os afetados, com endereços de diversas partes do mundo. O Gmail, em particular, é um dos mais afetados, aparecendo com frequência como uma das plataformas mais impactadas.
