Cerca de centenas de moradores precisaram deixar suas casas em uma cidade no oeste de Oklahoma, Estados Unidos, na noite de quarta-feira (12/11), devido a um vazamento químico de amônia na região de Weatherford, conforme informado pelas autoridades locais na quinta-feira (13/11).
Ao todo, 36 pessoas apresentaram sintomas e foram encaminhadas para hospitais. Equipes médicas transportaram 11 pacientes para uma unidade hospitalar regional, sendo que quatro, em estado grave, foram levadas de avião para tratamento especializado.
Em Weatherford, um caminhão-tanque contendo cerca de 8.500 galões começou a liberar amônia tóxica, um composto químico de odor pungente. O chefe de polícia de Weatherford, Angelo Orefice, declarou que as equipes de emergência conseguiram conter o vazamento.
O veículo estava estacionado em frente a um hotel, onde os socorristas encontraram hóspedes saindo com dificuldade para respirar. O gerente de emergências de Weatherford, Mike Karlin, em coletiva de imprensa, relatou que uma grande nuvem de gás amônia anidra se espalhou por uma área vasta conforme o incidente evoluía, segundo informações da CBS News.
Entre 500 e 600 pessoas foram removidas e abrigadas em locais temporários após a evacuação das proximidades do hotel e das casas vizinhas.
A universidade estadual da localidade comunicou o cancelamento das aulas presenciais na quinta-feira devido ao incidente. Os socorristas orientaram que todos os estudantes residentes nas moradias do campus permanecessem protegidos dentro dos prédios, mantendo portas e janelas fechadas para evitar a exposição aos vapores tóxicos.
