O Samsung Z1 está próximo de ser lançado. O primeiro smartphone da empresa rodando o sistema Tizenteve fotos vazadas nesta segunda-feira (22) em um evento a portas fechadas na Índia. A partir das imagens, é possível confirmar que não só o software será parecido com o TouchWiz, utilizado pela companhia sobre o Android, mas o aparelho em si também traz uma semelhança grande com a linha Galaxy.
A companhia anunciou o Samsung Z há cerca de sete meses, mas seu lançamento foi cancelado pouco tempo depois. Por isso, o Z1 pode ser considerado o primeiro dispositivo com Tizen OS. Ele traz o tradicional botão central para acessar a tela inicial do sistema, ladeado por dois botões de hardware sensíveis ao toque para abrir menu e voltar. Na traseira, há acabamento em plástico, abertura dos alto-falantes e uma modesta câmera de 3 megapixels acompanhada por flash LED – na frente, ela é somente VGA.
O primeiro Tizen se trata de um aparelho de entrada, que inclui um processador dual-core de 1,2 GHz, 768 MB de RAM, 4GB de espaço interno para armazenar arquivos e expansão via cartão de memória. A tela tem a defasada resolução de 800 x 480 pixels, em um display PLS TFT de 4 polegadas. A bateria é pequena, já que o hardware não é exigente: são somente 1500 mAh. Na conectividade, ele traz suporte dual SIM, 3G, Wi-Fi b/g/n, Wi-Fi Direct, GPS e rádio FM.
Em termos de software, as semelhanças com o TouchWiz estão por todo lado. Há, por exemplo, o mesmo sistema de economia de energia que desativa até as cores da tela, chamado de Ultra Power Saving Mode, acesso off-line a páginas salvas, HERE Maps, modo Auto Selfie no app de câmera e otimização de luz em ambientes pouco iluminados. O aparelho será lançado inicialmente na Índia, ainda sem previsão para desembarque no Brasil.