A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) abriu inscrições para entidades da sociedade civil interessadas em participar do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM/DF) para o período de 2026 a 2028. As inscrições vão de 30 de janeiro a 28 de fevereiro.
Serão escolhidas 13 entidades titulares e 5 suplentes que irão acompanhar, criar e fortalecer políticas públicas voltadas para as mulheres no Distrito Federal, garantindo diversidade e representatividade no conselho.
Segundo a secretária da Mulher e presidente do CDM/DF, Giselle Ferreira, essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do DF com a participação democrática. “O Conselho dos Direitos da Mulher é um espaço importante para escuta, diálogo e construção conjunta. A presença das entidades assegura que as ações considerem a realidade das mulheres do DF, respeitando sua diversidade e fortalecendo a defesa de seus direitos”, destacou.
O edital reserva ao menos cinco vagas para entidades que representem mulheres negras, indígenas, quilombolas, ciganas, de povos e comunidades tradicionais, com deficiência, idosas e LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais/travestis).
Podem se inscrever entidades que atuem há pelo menos dois anos na promoção e defesa dos direitos das mulheres, igualdade de gênero e combate à violência e discriminação, conforme os princípios do II Plano Distrital de Políticas para as Mulheres. É necessária comprovação de atuação em ao menos duas regiões administrativas do DF.
As inscrições devem ser feitas pela internet até as 23h59 do dia 28 de fevereiro, através do formulário disponível no site da SMDF.
O processo seletivo inclui inscrição, análise dos documentos, possibilidade de recursos, eleição por votação online em 30 de março e divulgação dos resultados no Diário Oficial do DF e no site da SMDF.
O CDM/DF é um espaço de participação social e controle democrático que ajuda a construir, acompanhar e melhorar políticas públicas para mulheres em sua diversidade.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal.
