27.6 C
Brasília
segunda-feira, 06/10/2025

Vacinação para crianças e jovens começa hoje em todo o Brasil

Brasília
céu limpo
27.6 ° C
27.6 °
25.6 °
44 %
2.9kmh
4 %
ter
34 °
qua
34 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
26 °

Em Brasília

Crianças e adolescentes com até 15 anos já podem atualizar suas vacinas conforme o calendário nacional de 2025. A campanha segue até 31 de outubro, com todas as vacinas disponíveis em unidades de saúde de todo o país.

O Ministério da Saúde liberou mais de 6,8 milhões de doses neste mês das crianças, além de repassar R$ 150 milhões para apoiar as ações locais de vacinação.

No lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a segurança e a importância das vacinas para evitar doenças graves.

“Pais e mães enfrentaram muitas dificuldades para vacinar seus filhos no passado, quando as vacinas não estavam sempre disponíveis, e graças a isso muitas doenças graves foram evitadas”, afirmou o ministro.

As vacinas ofertadas incluem BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócicas C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.

Incentivo à vacinação

Para aumentar a adesão dos pais e responsáveis, o Ministério da Saúde fará alertas pelo aplicativo gratuito Meu SUS Digital, disponível para web, iOS e Android. A ferramenta permite acompanhar a caderneta vacinal e o agendamento de doses em tempo real.

Resultados da campanha

De 2022 a 2024, houve crescimento de 17% na vacinação contra pólio em crianças menores de dois anos e 40% na vacinação da tríplice viral. O Brasil também ampliou a proteção contra sarampo para pessoas entre 1 e 59 anos, visando conter os casos crescentes da doença nas Américas.

Dia D de vacinação

O dia 18 de outubro será o Dia D da campanha, com postos de saúde funcionando em horário especial para garantir a imunização de mais crianças e adolescentes.

Alexandre Padilha destacou que, embora a vacinação possa ser feita todos os dias nas unidades básicas, o Dia D será fundamental para mobilizar ações conjuntas em áreas com maior demanda.

Essas ações reforçam o compromisso nacional de proteger a população contra doenças evitáveis pela vacina e manter a saúde das crianças e jovens em dia.

Veja Também