Cristian Morales, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, destacou que a vacinação é um exemplo importante de solidariedade entre países. Ele elogiou o lançamento da campanha de multivacinação pelo Ministério da Saúde e ressaltou que essa iniciativa tem impacto em toda a região.
Cristian Morales explicou que o que acontece no Brasil, um país com grande intercâmbio comercial e turístico, pode influenciar outras nações nas Américas e no mundo. Da mesma forma, o Brasil também está sujeito ao que ocorre em países vizinhos, o que mostra a importância do trabalho conjunto entre as nações para combater doenças que podem ser evitadas com vacinas.
Segundo Cristian Morales, a campanha de multivacinação no Brasil traz vantagens não apenas para brasileiros, mas também para outros países da região. Ele alertou que atualmente há um aumento na hesitação em relação às vacinas, o que é um desafio a ser enfrentado por governos, mídias, organizações internacionais e sociedade civil.
Ele reforçou a necessidade de basear as decisões sobre vacinação em dados científicos e evidências para garantir a saúde coletiva. Cristian Morales enfatizou que as vacinas são uma das ações de saúde pública mais eficientes e econômicas, protegendo muitas vidas com um esforço contínuo e significativo.
Essas informações foram fornecidas pela Agência Brasil.
