O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre o aumento dos casos de sarampo nas Américas, o que fez crescer a busca por exames e vacinas contra a doença, segundo levantamento da Memed, plataforma de prescrição digital.
Entre janeiro e agosto, a procura por exames relacionados ao sarampo aumentou 47% em comparação ao mesmo período de 2024.
A aplicação das vacinas subiu 114% nos primeiros oito meses deste ano.
Em São Paulo, o número de exames cresceu 58% e o de vacinas aplicadas aumentou 110%.
Esse aumento na busca por diagnósticos e imunização contra o sarampo mostra a preocupação crescente tanto dos médicos quanto da população.
Essa demanda aumentou principalmente a partir de maio, após a nota técnica do Ministério alertar que os casos da doença tiveram um crescimento de 11 vezes até a 16ª semana epidemiológica de 2025, encerrada em 19 de abril.
Até agora, foram notificados 2.325 casos, com quatro mortes, em países como Argentina, Bolívia, Canadá, México, Estados Unidos e Brasil.
Embora o Brasil tenha recebido a certificação internacional como área livre de sarampo, a circulação do vírus em outros lugares eleva o risco de novos casos serem trazidos para o país, especialmente por pessoas que vêm do exterior.
Estadão Conteúdo