Iniciar o ano cuidando da saúde com as vacinas em dia é o que as autoridades de saúde do Distrito Federal estão incentivando. Neste sábado (10), 49 pontos de vacinação estarão abertos para pessoas de todas as idades, seguindo o calendário vacinal regular. A ação tem como objetivo aumentar o número de pessoas protegidas logo no começo do ano, prevenindo doenças que podem ser evitadas com a vacina.
Para se vacinar, basta apresentar um documento oficial com foto, e, se possível, levar a carteira de vacinação. Mesmo quem não tiver a carteira poderá ser atendido. Haverá diferentes tipos de vacinas disponíveis, exceto a BCG. Os locais e horários podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Além do mutirão de sábado, a Secretaria de Saúde ampliou esta semana a vacina contra a gripe para toda a população. Até o fim de janeiro, qualquer pessoa com mais de seis meses que ainda não tenha tomado a vacina em 2025 pode procurar uma unidade para se proteger.
Gestantes a partir da 28ª semana continuam aptas a tomar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Jovens até 19 anos, de ambos os sexos, podem receber a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Em algumas unidades, também está disponível a vacina contra a dengue, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
A lista completa dos locais de vacinação que estarão abertos neste sábado pode ser conferida no site oficial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Para dúvidas, a Secretaria oferece atendimento por e-mail.
