18.5 C
Brasília
quarta-feira, 04/02/2026

Vacina no SUS protege bebês prematuros contra bronquiolite

Brasília
chuva moderada
18.5 ° C
18.5 °
18.4 °
94 %
2.6kmh
100 %
qua
26 °
qui
23 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
20 °

Em Brasília

A partir deste mês, bebês que nasceram antes do tempo e aqueles com problemas de saúde poderão receber uma vacina especial no Sistema Único de Saúde (SUS) para evitar bronquiolite. Essa vacina é o nirsevimabe, um anticorpo que protege rapidamente contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador da doença, sem precisar que o corpo do bebê produza anticorpos sozinho.

Bebês prematuros são aqueles nascidos com menos de 37 semanas de gestação. Bebês de até dois anos com doenças como problemas nos pulmões devido ao nascimento prematuro, coração com defeito, problemas nas vias respiratórias, doenças musculares, fibrose cística, sistema imunológico fraco e síndrome de Down também podem receber a vacina.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, informou que 300 mil doses do nirsevimabe já foram distribuídas em todo o país. Além disso, o SUS oferece vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana, protegendo os bebês desde o nascimento.

O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou mais de 43 mil casos graves de infecção respiratória causados pelo vírus, com mais de 35 mil hospitalizações em crianças pequenas, representando a grande maioria dos casos.

Não existe um tratamento específico para bronquiolite, que é causada principalmente por vírus. O cuidado consiste em dar suporte, como oxigênio quando necessário, hidratação e, em alguns casos, medicação para aliviar os sintomas respiratórios.

Veja Também