19.5 C
Brasília
quarta-feira, 05/11/2025




Vacina contra Covid-19: DF reabre agendamento para pessoas de 50 a 59 anos; são 6,5 mil vagas

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.6 °
100 %
0kmh
0 %
qua
31 °
qui
31 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
20 °

Em Brasília

Serviço está disponível a partir das 17h, segundo Secretaria de Saúde. Agendamento ficou indisponível entre noite de domingo (13) e manhã desta segunda (14), depois que 99 mil vagas foram preenchidas.

Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal — Foto: SES-DF/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reabre, às 17h desta segunda-feira (14), o agendamento para a vacinação contra Covid-19 de pessoas entre 50 e 59 anos, sem comorbidades. O serviço deve ser feito no site da pasta. São mais 6,5 mil vagas para esse público.

O agendamento ficou indisponível entre a noite de domingo (13) e a manhã desta segunda-feira (14), após o preenchimento de todas as 99 mil vagas disponibilizadas no fim de semana. Além do grupo etário com 50 anos ou mais, o serviço também está aberto para rodoviários e pessoas com comorbidades.

Questionado sobre o motivo das frequentes interrupções da vacinação, em coletiva de imprensa nesta tarde, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que as suspensões ocorrem enquanto a pasta “abre outras bases [unidades de saúde] para as pessoas acessarem no site e escolherem o local”.

Okumoto lembrou que pessoas sem internet podem buscar os postos de saúde para fazer o agendamento. Disse também que o GDF estuda estratégias para atender moradores de regiões de baixa renda, sem acesso à web. No entanto, não informou detalhes.

Mais de 200 mil agendados.

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) estima que há 337 mil moradores do DF com idades entre 50 e 59 anos. Desses, 224 mil já agendaram a imunização, segundo o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. Do restante, segundo o secretário, há pessoas que já foram atendidas.

“113 mil não é a diferença real, porque muitas dessas pessoas já agendaram por ter comorbidade ou estarem em uma categoria específica”, explica Rocha.

Sobre a abertura de novas vagas, o chefe da Casa Civil afirmou que ocorrerá “conforme a disponibilidade de vacinas”.




Veja Também