O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta quarta-feira (26) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. A previsão é iniciar a vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2026.
O Instituto Butantan já tem 1 milhão de doses da vacina prontas para distribuição. Esta é a primeira vacina no mundo que requer apenas uma dose para imunização. A expectativa é produzir mais de 30 milhões de doses até meados de 2026.
“Hoje é um dia de satisfação, uma conquista para a ciência, para a vacina e para a colaboração entre o SUS e instituições públicas como o Instituto Butantan”, comentou Padilha.
Junto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ministro ressaltou a qualidade e segurança da vacina.
“Já conhecemos os dados divulgados que comprovam a segurança da vacina. Ela tem três grandes vantagens: é totalmente brasileira, oferece ampla proteção e precisa de apenas uma dose”, disse Padilha.
A vacina será incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O ministério da Saúde vai apresentar o novo imunizante para a Comissão Tripartite, composta por secretários de saúde estaduais e municipais, e também discutirá como será feita a incorporação.
“Pretendemos começar a usar essa vacina no início do calendário de vacinação de 2026”, revelou o ministro da Saúde.
Com informações da Agência Brasil.
