30.5 C
Brasília
quinta-feira, 16/10/2025

Vacina brasileira contra covid estará no SUS em 2026

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
30.9 °
30 °
38 %
3.6kmh
40 %
qui
30 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
25 °

Em Brasília

A vacina contra a covid-19 desenvolvida inteiramente no Brasil, chamada SpiN-TEC, deve começar a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026, segundo anúncio feito pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Produzida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a vacina recebeu apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O ministério destinou R$ 140 milhões por meio da RedeVírus para cobrir desde os testes iniciais até as etapas avançadas de pesquisa clínica.

Durante uma entrevista no programa Bom Dia, Ministra, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana informou que o imunizante está quase concluindo a fase de estudos e que, no início deste mês, foi publicado o primeiro artigo científico que comprova a segurança da vacina.

“Vamos iniciar o processo de aprovação junto à Anvisa para validar esta vacina. A produção do insumo ativo está a cargo da empresa brasileira Libbs, localizada em São Paulo, com quem estive reunida recentemente. Outra companhia de Minas Gerais ficará responsável pelo envase. Isso representa um orgulho para o país.”

Informações fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também