O smartwatch se tornou um objeto de desejo no mundo tecnológico pela sua praticidade e, principalmente, inovação. Contudo, e se um relógio inteligente rodasse uma versão antiga de um sistema operacional? O usuário Corbin Davenport teve essa ideia e resolveu colocar o Windows 95 em um Sasmung Gear Live.
Para quem não conhece o modelo, o Gear Live conta com uma tela de 1,6 polegadas (320 x 320 pixels), 512MB de RAM, 4GB de armazenamento, processador Qualcomm Snapdragon 400, bateria de 300 mAh e conexão Bluetooth. Enquanto o relógio roda Android Wear, o Windows 95 foi feito para sistemas baseados em processadores x86.
Contudo, por ser Android, o Gear Live permite que o usuário rode um emulador de DOS como o aplicativo aDosBox, permitindo instalar versões antigas do Windows. Apesar de funcionar no smartwatch, o sistema operacional de 20 anos não é muito útil em uma tela de 1,6 polegadas, já que não é possível mexer o cursor.
Além disso, como mostra um vídeo publicado por Davenport, vários problemas apareceram na emulação, como lentidão e a falta de RAM após a execução de alguns programas. Confira abaixo o relógio em funcionamento:
Fonte: Olhar digital