Desde novembro de 2024, o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF) aplicou R$ 2,5 milhões em reformas nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e no Centro de Distribuição (CD) do Distrito Federal.
Foram realizados 117 serviços em 13 unidades localizadas em várias regiões administrativas para garantir um atendimento melhor para a população da capital.
“Em 2019, o IgesDF passou a administrar seis UPAs mais antigas, que já funcionavam há mais de dez anos. Desde então, foi criado um plano contínuo para manter essas unidades em operação”, explica a gerente de Manutenção e Infraestrutura do instituto, Luana Lucchini.
As unidades mencionadas são as das regiões de Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Algumas das obras recentes ocorreram nesses locais. “Foram instaladas duas novas caixas d’água no Núcleo Bandeirante e em Ceilândia, parte do plano de melhorias de 2019 para garantir a segurança no abastecimento de água dessas unidades”, destaca Lucchini, acrescentando que apenas a UPA do Recanto das Emas ainda aguarda a restauração do sistema hídrico.
Outro destaque foi a modernização e expansão do Centro de Distribuição, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). “Antes era apenas um galpão, mas no final de 2024 foi ampliado e verticalizado, aumentando muito a capacidade de armazenamento”, explica a gerente. “Isso permite melhorar a distribuição e o abastecimento das UPAs”, complementa.
Os investimentos também contemplaram a adaptação de espaços para atendimento pediátrico em Recanto das Emas, Ceilândia, São Sebastião e Sobradinho, além de atendimento psiquiátrico no Núcleo Bandeirante. Algumas unidades receberam áreas de descanso para os profissionais, utilizando materiais reaproveitados das obras do centro cirúrgico do Hospital de Base, também administrado pelo IgesDF. Houve ainda melhorias no parque tecnológico com a troca de equipamentos. “É um trabalho constante de aperfeiçoamento”, conclui Luana Lucchini.
Novas UPAs
Além das seis unidades já existentes, o IgesDF também administra outras sete UPAs construídas desde 2019: Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Brazlândia, Vicente Pires e uma segunda em Ceilândia. Todas essas recebem manutenção regularmente.
Estão previstas a construção de mais sete UPAs, sendo que seis já possuem contratos em andamento: Águas Claras, Água Quente, Sol Nascente, Guará, Estrutural e Taguatinga.

