26.5 C
Brasília
domingo, 17/08/2025

UPAs do DF ganham equipamentos para acelerar diagnóstico em casos graves

Brasília
chuva fraca
26.5 ° C
28.7 °
26.5 °
30 %
4.6kmh
0 %
dom
28 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °
qui
30 °

Em Brasília

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) começou a instalar novos equipamentos chamados gasômetros em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. Esses dispositivos ajudam a analisar, em poucos minutos, o funcionamento dos pulmões e do metabolismo dos pacientes, tornando o diagnóstico mais rápido e seguro nos casos de emergência.

Esses equipamentos já são usados em diversas unidades, como em Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Vicente Pires e Riacho Fundo II. Eles medem importantes elementos do sangue como pH, oxigênio e dióxido de carbono, tanto em sangue arterial quanto venoso.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira, a chegada dessa tecnologia representa um grande avanço, permitindo diagnósticos mais rápidos e decisões médicas mais precisas.

Os gasômetros são especialmente úteis em situações como falta de ar, crises de asma, insuficiência respiratória, choque séptico ou intoxicações.

Winicius Miranda, coordenador médico da UPA de Vicente Pires, explica que os resultados ficam prontos em até três minutos, possibilitando que os médicos definam rapidamente tratamentos como o uso de ventilação mecânica, ajuste do oxigênio ou encaminhamento para hospitais especializados.

Além disso, o equipamento é totalmente automatizado, eliminando a necessidade de enviar amostras para laboratórios externos, o que acelera ainda mais o atendimento.

Veja Também