21.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/09/2025

UPA Sobradinho comemora 11 anos cuidando da comunidade

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
58 %
2.5kmh
2 %
qui
32 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
34 °
seg
28 °

Em Brasília

Camila Martins dos Santos, 26 anos, acompanha sua filha de 3 anos que está internada com pneumonia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho. Essa é a terceira vez que a criança recebe atendimento no setor de pediatria, um dos serviços mais importantes da unidade.

“Sempre busco a rede pública quando minha filha precisa. Aqui encontrei um ambiente acolhedor e seguro. O tratamento humano oferecido pela equipe faz toda a diferença”, conta Camila. Ela também ressalta o cuidado constante dos profissionais: “Enquanto estou com minha filha, alguém sempre aparece para perguntar se estou bem, se preciso de um cobertor ou se estou confortável. Esse cuidado é muito valioso e difícil de encontrar em outros lugares.”

Onze anos de serviços importantes

Inaugurada em 2014 e gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) desde 2019, a UPA de Sobradinho está celebrando 11 anos de funcionamento. A unidade é reconhecida como um ponto de referência em atendimento de urgência e emergência na região, oferecendo atendimento pediátrico, muito procurado pelos moradores locais.

Atendendo principalmente as regiões de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, a UPA recebe cerca de 200 pessoas por dia, desde casos simples até emergências graves. De janeiro a agosto de 2025, foram realizados 44.569 atendimentos em clínica médica, 11.427 em pediatria e 1.469 em odontologia. A equipe é composta por mais de 300 profissionais, incluindo funcionários diretos e terceirizados, trabalhando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A enfermeira Mariana Alves Reis Mariano, que atua na equipe há seis anos, lembra os tempos difíceis da pandemia: “Passamos por muitos desafios, mas essa experiência fortaleceu nossa equipe para lidar com todos os tipos de casos, inclusive os mais incomuns”, diz ela.

Compromisso com a população

Para o gerente da UPA, Amilton Xavier, a unidade se tornou vital para a comunidade local. “Nosso objetivo é garantir um atendimento humano, rápido e seguro, reforçando a rede de urgência e emergência do Distrito Federal”, afirma.

Amilton destaca ainda a variedade de serviços disponíveis: “Além da clínica médica e pediatria, oferecemos enfermagem, fisioterapia, nutrição e serviço social. Realizamos centenas de atendimentos diariamente, incluindo o cuidado com pacientes internados.”

Informações fornecidas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Veja Também