19.5 C
Brasília
terça-feira, 09/12/2025

UPA de Planaltina completa cinco anos e é destaque em atendimento e satisfação

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
89 %
1.5kmh
75 %
qua
21 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
21 °

Em Brasília

A UPA de Planaltina comemora cinco anos de funcionamento com um grande destaque: atingiu a melhor nota no Net Promoter Score (NPS), que avalia a satisfação dos usuários das 13 UPAs geridas pelo IgesDF.

Com aprovação de 91,76% entre abril e setembro deste ano, o resultado mostra o sucesso da gestão humanizada da unidade, levando em conta a espera, triagem, alimentação, estrutura, equipe multiprofissional, vigilância, recepção e clareza nas informações.

O gerente da unidade, Rogério Tavares, acredita que esse sucesso vem do trabalho conjunto com os profissionais. “Quando cheguei a Planaltina, há pouco mais de um ano, adotei uma gestão aberta para que os colaboradores pudessem expressar suas necessidades”, explica.

Ele destaca que valorizar quem está na linha de frente é fundamental. “Cuidar da saúde mental dos trabalhadores também é cuidar dos pacientes. Um colaborador feliz tende a oferecer um atendimento melhor, o que ajuda na recuperação rápida do paciente.”

O coordenador médico da UPA, Ronan Benecase, que percorre cerca de 49 quilômetros diariamente para trabalhar na unidade, reforça o ambiente positivo. “Mesmo morando longe, muitos profissionais preferem trabalhar aqui devido ao acolhimento da gestão e da população”, afirma.

Mais de 1,6 milhão de atendimentos realizados

A população local reconhece a UPA como uma referência em urgências. Cosme Pinto, que foi atendido após desmaiar em casa, conta sua experiência: “Os médicos e enfermeiros são ótimos. Quando acordei, estava aqui e fiquei mais tranquilo. A equipe sempre conversa conosco e é muito dedicada.”

A médica plantonista Iuly Duarte destaca o forte vínculo com a comunidade. “A população vê a UPA como um ponto de referência em casos de urgência.”

Ela ainda comenta que o ambiente acolhedor e o carinho da comunidade a motivam. “Cheguei para ficar seis meses, mas já estou há três anos e sem vontade de sair. Sinto que me tornei parte de Planaltina.”

Informações da Agência Brasília

Veja Também