A federação União Progressista, formada pelo União Brasil e pelo PP, comunicou nesta terça-feira (02) sua decisão de se afastar da base governista no Congresso Nacional. Todos os integrantes com mandatos que ocupam cargos na administração federal devem renunciar, incluindo ministros.
Os partidos que compõem a federação contam com os ministros de Turismo, Celso Sabino (União-PA); do Esporte, André Fufuca (PP-MA); do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Comunicações, Frederico Siqueira. A nota oficial alerta que, caso esta determinação não seja cumprida, haverá aplicação das sanções disciplinares previstas nos estatutos dos respectivos partidos.
Representantes da federação se reuniram no Salão Verde da Câmara para oficializar a medida. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, fez a leitura da nota na presença do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).
Segundo o documento, a decisão é um ato de transparência e compromisso, refletindo as expectativas da população brasileira e dos eleitores em relação aos seus representantes.