19.5 C
Brasília
quarta-feira, 07/01/2026

União Europeia não reconhece Delcy Rodríguez como presidente interina da Venezuela

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
95 %
1kmh
75 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
19 °

Em Brasília

União Europeia (UE) comunicou nesta terça-feira (6/1) que não reconhece Delcy Rodríguez como presidente interina da Venezuela. A vice-presidente de Nicolás Maduro assumiu o comando do país após a captura do líder chavista no último sábado (3/1), durante uma operação militar realizada pelos Estados Unidos.

Segundo a porta-voz da Comissão Europeia, Anitta Hipper, a decisão está alinhada com a posição anterior do bloco, que rejeitou a vitória de Maduro nas controversas eleições de 2024. Ainda assim, os 27 países que compõem a UE planejam manter um “diálogo” com o governo interino de Rodríguez.

“Embora não tenhamos reconhecido a legitimidade do presidente Maduro, nem da Delcy Rodríguez, manteremos um canal aberto com as autoridades venezuelanas para proteger nossos interesses”, afirmou Hipper durante uma coletiva em Bruxelas, na Bélgica.

Perspectivas para a Venezuela

Com a prisão de Maduro, que enfrentará julgamento nos EUA por acusações relacionadas ao tráfico de drogas, o cenário político na Venezuela permanece indefinido.

O presidente norte-americano, Donald Trump, indicou que os EUA poderão assumir o controle do país até que ocorra uma transição política, possivelmente liderada por ele mesmo.

Entretanto, aliados de Maduro parecem rejeitar essa possibilidade. Após a captura do presidente venezuelano, Delcy Rodríguez tomou o governo interinamente, mantendo a estrutura estatal alinhada ao chavismo.

Apesar de inicialmente defender a resistência contra a intervenção externa, a presidente interina voltou atrás recentemente e passou a apoiar o diálogo e a cooperação com os EUA, após Trump advertir que Rodríguez poderia enfrentar consequências severas caso não colaborasse com os planos americanos para o país.

Veja Também