18.5 C
Brasília
domingo, 21/12/2025

Unesp oferece 451 vagas extras para estudantes premiados em olimpíadas científicas

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
18.5 °
17.6 °
95 %
1kmh
75 %
dom
30 °
seg
24 °
ter
25 °
qua
26 °
qui
24 °

Em Brasília

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza 451 vagas extras para seus cursos de graduação. Esse processo exclusivo, chamado “Olimpíadas Científicas Unesp 2026”, é destinado a estudantes que participaram e foram medalhistas em olimpíadas científicas, reconhecendo seu talento e esforço.

As inscrições, que são gratuitas, começam na próxima segunda-feira, dia 17, no site da Fundação Vunesp. Os interessados devem enviar os documentos que comprovem suas premiações até o dia 4 de janeiro de 2026.

Não é preciso estar inscrito previamente no Vestibular Unesp 2026 para participar desse processo seletivo. As 451 vagas estão distribuídas em várias áreas do conhecimento e estão espalhadas por 23 cidades do estado de São Paulo. São 93 vagas para a área de Ciências Biológicas, 246 para Ciências Exatas e 112 para Ciências Humanas, abrangendo campi em cidades como Araraquara, Bauru, Botucatu, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, entre outras.

O processo seletivo considera um amplo grupo de 66 olimpíadas, incluindo eventos regionais, nacionais, ibero-americanos e internacionais, o que aumenta as chances de muitos estudantes serem reconhecidos.

A Unesp é uma universidade pública e gratuita com 34 unidades em 24 cidades do estado de São Paulo. Ela oferece diversos cursos e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Informações do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2026”

  • Inscrições: de 17 de novembro a 4 de janeiro de 2026.
  • Local: site da Fundação Vunesp.
  • Taxa: não há taxa, inscrição gratuita.
  • Documentos: comprovantes das premiações devem ser enviados até 4 de janeiro de 2026.
  • Observação: não é preciso estar inscrito no Vestibular Unesp 2026 para participar.
  • Vagas: 451 nos cursos de graduação.
  • Distribuição das vagas: 93 em Biológicas, 246 em Exatas, 112 em Humanas.
  • Cidades com vagas: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Calendário

  • Resultado preliminar: 19 de janeiro de 2026.
  • Período para recursos: 19 e 20 de janeiro de 2026.
  • Resultado final e convocação para matrícula: 28 de janeiro de 2026.

Veja Também