24.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

UnDF oferece inscrições para mestrado em ciências da saúde

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
22.8 °
66 %
1.5kmh
40 %
qua
27 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
22 °

Em Brasília

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) abriu inscrições para o mestrado acadêmico em Ciências da Saúde, um programa de pós-graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). São 22 vagas disponíveis, divididas em duas áreas principais: Atenção à Saúde e Política, Gestão e Educação em Saúde.

Profissionais formados na área da saúde podem se inscrever pela internet entre os dias 1º e 6 de outubro, pelo site da UnDF. O resultado final será divulgado em 4 de novembro.

A pró-reitora substituta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Veralice Barroso, ressaltou a importância do programa: “Além de aumentar as chances de formação de mestres, esse programa é um marco importante para a integração da ESCS à UnDF. O cuidado na seleção mostra o compromisso com a qualidade do curso, que é muito relevante academicamente e para a sociedade.”

Processo de seleção e requisitos

Podem participar candidatos com diploma de graduação em saúde ou áreas relacionadas, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo bacharelados e licenciaturas. Diplomas obtidos fora do Brasil precisam ser validados por aqui.

Das vagas, 40% são reservadas para ações afirmativas: 20% para candidatos autodeclarados pretos e pardos, 10% para indígenas e quilombolas, e 10% para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A seleção terá quatro fases: análise e aprovação das inscrições; avaliação técnica do anteprojeto de pesquisa; análise da qualidade do anteprojeto; e pontuação baseada em títulos e produção científica.

Fábio Ferreira Amorim, coordenador do programa, explica que as linhas de pesquisa envolvem estudos epidemiológicos e clínicos em várias áreas, incluindo fases da vida, educação de profissionais de saúde, vulnerabilidades específicas de grupos, e políticas, planejamento e avaliação de serviços de saúde.

O mestrado dura entre 12 e 30 meses, com início previsto para novembro de 2025. As atividades ocorrerão na UnDF, ESCS, FEPECS ou em unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em turnos diurnos e noturnos.

Desde 2017, o programa forma profissionais para ensino, pesquisa e extensão, alinhado às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Fábio Ferreira Amorim destaca o compromisso com a excelência acadêmica, ética, equidade e responsabilidade social, formando profissionais capacitados para melhorar a saúde no Distrito Federal e no Brasil, consolidando o programa como referência nacional e internacional.

Veja Também