Em 2025, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) se afirmou como um importante centro de ensino superior, alcançando avanços significativos em educação, pesquisa e estrutura. No quarto ano de atividades, a universidade mantém seu compromisso de formar profissionais éticos e preparados para os desafios locais e globais.
A reitora pro tempore, Simone Benck, ressaltou o esforço da UnDF para fortalecer a educação e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. “Além de apoiar projetos que incentivam a participação comunitária e cultural, a UnDF tem trabalhado para promover o progresso social do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). A universidade se destaca no cenário nacional com ações focadas em inclusão, educação e sustentabilidade”, afirmou.
Novos cursos e mais apoio aos estudantes
Em 2025, a UnDF lançou três novos cursos de graduação: Nutrição, Psicologia e Ciências Econômicas. Com isso, agora oferece 19 cursos que incluem bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. A universidade também ampliou os programas de apoio financeiro e acadêmico, como bolsas para Iniciação Científica (Pibic), Iniciação à Docência (Pibid) e Extensão (Pibex), para ajudar mais alunos a concluírem seus estudos.
Progresso em pesquisa e pós-graduação
A instituição destacou-se na pesquisa com o lançamento do primeiro programa de pós-graduação lato sensu em Práticas Interdisciplinares e Metodologias Ativas, focado na Educação Básica. Foi firmada uma parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), resultando na criação do mestrado acadêmico em Ciências da Saúde.
As atividades de extensão também foram intensas, com cursos gratuitos e abertos à comunidade, realizados por professores da UnDF. Essas ações visam promover conhecimento e aproximar a universidade da sociedade do Distrito Federal.
Investimentos em estrutura e colaborações importantes
Além do crescimento acadêmico, a UnDF investiu na melhoria de seus campi, incluindo a criação de um espaço especializado para o curso de Dança, entrega de notebooks para alunos e professores, e ampliação do acervo da Biblioteca. Destaca-se também a inauguração do Laboratório de Simulação Realística no campus Escs Asa Norte, que oferece tecnologia avançada para aprimorar a formação dos estudantes.
Foram feitas melhorias na acessibilidade e o Laboratório de Informática do campus Samambaia foi reformado e passou a funcionar nos três turnos, atendendo à demanda dos alunos.
A universidade firmou parcerias com instituições reconhecidas, como a Escola do Legislativo (Elegis/CLDF), Fiocruz e o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Também integrou os serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ampliando as oportunidades para seus estudantes e pesquisadores.
O papel da UnDF em 2025
Desde sua fundação em 26 de julho de 2021, a Universidade do Distrito Federal tem se destacado como referência no ensino público superior da capital. Com dedicação à qualidade do ensino, pesquisa inovadora e inclusão social, a UnDF contribui para formar profissionais e cidadãos capacitados para os desafios atuais. Com a ampliação dos cursos e parcerias estratégicas, a universidade se estabelece como uma força transformadora na educação superior do Brasil.
Informações fornecidas pela Universidade do Distrito Federal (UnDF)

