O sargento Nilson Magalhães estava nervoso naquela manhã de quinta-feira ensolarada. Atendia o telefone com frequência, ajudando sua irmã que estava perdida indo ao Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CTOp/CBMDF) com seu filho. Enquanto caminhava no pátio e cumprimentava os colegas com uma voz emocionada porém controlada, esperava encontrar o sobrinho Lucas Lamounier, de 30 anos, para realizar juntos um sonho: que Lucas vivesse por um dia a rotina de um bombeiro militar.
Quando o carro finalmente estacionou em frente ao quartel, Nilson, já com parte do uniforme, correu para receber sua irmã e Lucas. O jovem não sabia o que o aguardava. Ao ver o tio uniformizado, abraçou-o forte e disse com ternura: “meu amor”.
Essas palavras se repetiram várias vezes ao longo do dia, expressando a forte ligação entre eles, marcada por respeito, gratidão e um amor profundo que nada abala. Os dois compartilhavam olhares cheios de emoção e orgulho.
Para um militar acostumado a controlar a emoção, foi difícil conter as lágrimas de alegria, enquanto Lucas irradiava felicidade ao ser recebido oficialmente pelo tenente Diego Sousa, coordenador do evento.
“Seja bem-vindo à rotina de bombeiro, Lucas. Você vai experimentar como é o nosso dia a dia. E agradeça ao seu tio, que tornou isso possível junto com sua família. Está preparado?” perguntou o tenente.
“Estou preparado. É um sonho para mim”, respondeu Lucas.
O evento foi planejado pelo comandante do CTOp, tenente-coronel Eduardo, e por toda a equipe, para proporcionar momentos especiais a Lucas, que admira muito a profissão dos bombeiros. Além de demonstrar o trabalho e as responsabilidades da equipe, a ação também trouxe alegria e descontração para os militares envolvidos.
Vitória contra o câncer
A homenagem, organizada pelo sargento Nilson, que venceu recentemente uma batalha contra o câncer, foi um gesto de gratidão e amor ao sobrinho que sempre o admirou e teve nos bombeiros um exemplo de coragem. O comandante Eduardo autorizou e ofereceu toda a estrutura da corporação para realizar essa homenagem.
Nilson explicou: “Após tudo que passei, quis celebrar a vida. O câncer foi uma pausa, não o fim. Percebi o valor da vida simples e lembrei do sonho do meu sobrinho, que sempre amou ser bombeiro. Sou grato ao comando e à equipe do CTOp por apoiar essa homenagem”.
Lucas vestiu o uniforme tradicional de combate a incêndio, capacete e luvas, emocionado ao conhecer as viaturas do Corpo de Bombeiros, como a Auto Bomba Tanque (ABT) e a Unidade de Resgate (UR). O tenente Diego explicou detalhes dos veículos, e Lucas até experimentou o rádio e a buzina da viatura.
O ápice do dia foi quando Lucas entrou na ABT para percorrer a base ao som das sirenes, acompanhado por familiares e militares.
Na câmara quente usada para treinos, um fogo controlado foi aceso para uma simulação técnica. Lucas, acompanhado pelo tio e outros bombeiros, participou da ação usando trajes de proteção, vivenciando a experiência de combate a incêndios de forma segura e realista.
Lucas ajudou a montar a linha de combate ao fogo pressurizada pela bomba da viatura. Em um momento simbólico e emocionante, ele e o sargento Nilson manusearam juntos o esguicho para apagar o fogo, sob aplausos e sorrisos dos que assistiam.
Na etapa seguinte, Lucas desceu pela torre auxiliar em uma cadeira japonesa, em uma simulação conduzida pela equipe técnica de salvamento, com todo cuidado e segurança. A mãe de Lucas, Núbia Magalhães, acompanhou emocionada a atividade.
Ela declarou: “Meu coração fica apertado, mas ver a alegria nos olhos dele supera tudo. É uma emoção difícil de explicar, pois ele sempre quis ser bombeiro e é fã do meu irmão. Sou muito grata ao Nilson e a toda equipe do Corpo de Bombeiros por esse momento. Agora temos dois bombeiros na família”.
Lucas também participou da simulação de resgate de uma vítima, orientado pelos profissionais do Atendimento Pré-Hospitalar. Ele ajudou a colocar o ferido na maca e até realizou a massagem cardíaca correta, surpreendendo a todos com sua habilidade e dedicação.
O dia terminou com abraços, fotos e homenagens no centro de treinamento, onde Lucas recebeu uma caneca personalizada do tenente Diego e um capacete original do Corpo de Bombeiros do tio Nilson.
O comandante tenente-coronel Eduardo destaca que o CBMDF busca sempre se aproximar da comunidade e proporcionar experiências únicas como esta, que além de simples, transformam vidas.
“No mês passado, abrimos prova interna ao público e proporcionamos o dia de bombeiro para Lucas. É uma logística simples, mas que muda para melhor a vida de uma família e nos enche de orgulho participar de eventos assim, ainda mais porque o Lucas é sobrinho do sargento Magalhães, que nunca se recusa a nenhuma missão, fácil ou difícil”.
Lucas saiu do quartel com o brilho nos olhos de quem realizou um sonho. Mais do que um dia de farda e treino, foi um encontro de histórias, superação e amor que só cresce com o tempo. Ele voltou para casa sorrindo, mas com a alma vestida de herói.