22.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

UE classifica Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

Brasília
chuva fraca
22.5 ° C
22.5 °
21.7 °
73 %
1.5kmh
75 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
19 °

Em Brasília

União Europeia (UE) decidiu colocar a Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) na lista de grupos terroristas adotada pelo bloco. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (29/1). Além disso, 15 autoridades iranianas e seis organizações foram sancionadas pelo bloco europeu.

Essas medidas, segundo a chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, são uma resposta aos “assassinatos em massa” no Irã ocorridos durante a recente onda de protestos no país. De acordo com ativistas de direitos humanos, mais de 6 mil pessoas já perderam suas vidas nas manifestações contra o governo do aiatolá Ali Khamenei e a crise econômica local. Teerã rejeita essa estimativa.

Em um comunicado compartilhado na rede social X, a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que a classificação da IRGC como grupo terrorista deveria ter sido feita há muito tempo.

“Terrorista é, de fato, como se chama um regime que reprime com violência os protestos do seu próprio povo”, diz trecho da mensagem.

Resposta do Irã

Estabelecida após a revolução iraniana de 1979 que instaurou o governo dos aiatolás, a Guarda Revolucionária do Irã é uma divisão das Forças Armadas iranianas. Seu principal propósito é proteger o sistema islâmico vigente no país. Estimativas sugerem que a IRGC possua até 200 mil combatentes.

Após o anúncio da UE, o chanceler iraniano acusou a Europa de aumentar a tensão no Irã. Em declaração, Abbas Araghchi qualificou a decisão como um “grave erro estratégico”.

O ministro das Relações Exteriores do Irã salientou que, apesar das ameaças de intervenção do ex-presidente Donald Trump, várias nações tentaram impedir a eclosão de um conflito total na região, mas entre elas não estavam os países europeus.

Veja Também