22.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/09/2025

Ucrânia tenta danificar satélites de comunicação civis russos com ajuda de ‘aliados’, diz MRE russo

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
23.9 °
22.5 °
56 %
1kmh
75 %
qui
28 °
sex
29 °
sáb
32 °
dom
32 °
seg
33 °

Em Brasília

Na quarta-feira (5), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia relatou sobre tentativas do regime de Kiev de interferir nos satélites russos.

 

© Sputnik / Aleksei Filippov / Acessar o banco de imagens

Segundo o MRE russo, o regime de Kiev realizou uma série de tentativas, com “a participação de diversos Estados estrangeiros”, de interferir no funcionamento dos satélites de comunicação civis russos.

“Trata-se de uma violação escandalosa do direito internacional. A parte russa tem o direito de responder adequadamente. Dispõe de todas as capacidades necessárias para isso”, observou o MRE russo.

Desde o início da operação russa na Ucrânia, em diversas ocasiões Kiev selecionou como alvo infraestruturas ou objetos civis.
No dia 2 de abril, um ataque com morteiros foi lançado contra um cemitério na região russa de Kursk, que faz fronteira com a Ucrânia, enquanto no dia 1º um drone ucraniano disparou explosivos contra um centro cultural na mesma região.

Veja Também