13.5 C
Brasília
domingo, 22/06/2025




Ucrânia está perdendo as esperanças de derrotar a Rússia, diz mídia dos EUA

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
13.5 °
82 %
0.5kmh
0 %
dom
28 °
seg
29 °
ter
25 °
qua
28 °
qui
25 °

Em Brasília

© AP Photo / Evan Vucci
Quase dois anos após o início da escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Kiev mantém o mesmo apelo aos aliados do Ocidente: mais armas e mais apoio político, constatou Ishaan Tharoor em sua coluna no jornal The Washington Post nesta segunda-feira (29).
O texto lembrou ainda as visitas do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, às capitais ocidentais implorando por assistência, enquanto os EUA vivenciam um “drama político” entre congressistas republicanos e o presidente Joe Biden em relação ao apoio solicitado por Kiev.
O impasse, conforme o autor, é uma das razões para que uma Ucrânia — “sem recursos” e com “as Forças Armadas cada vez mais exaustas” — não deva realizar ofensivas contra o território russo.
Segundo o colunista, citando colegas que analisam o contexto, o governo Biden e os aliados da União Europeia preparam um acordo multilateral de longo prazo para apoiar a Ucrânia. Entretanto, ainda conforme o texto, a ação “comporta riscos políticos”, com autoridades já conscientes de que os cidadãos desses países já perderam a paciência com esses financiamentos.
Entre análises sobre o comportamento do Ocidente em relação ao conflito, o colunista voltou a dizer que Kiev continua a fiar suas chances no apoio estrangeiro, sobretudo dos EUA.




Veja Também