22.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/09/2025

Ucrânia assegura não ter desistido de aderir à OTAN mesmo após ser recusada pela aliança

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
23.9 °
22.5 °
56 %
1kmh
75 %
qui
28 °
sex
29 °
sáb
32 °
dom
32 °
seg
33 °

Em Brasília

Mesmo após ter sido recusada por diversas vezes na aliança, Kiev assegurou não ter abandonado a ideia de aderir à OTAN.

© Sputnik / Mikhail Markiv / Abrir o banco de imagens

Em uma entrevista ao jornal El País, a vice-primeira-ministra para Integração Europeia e Euroatlântica da Ucrânia, Olga Stefanishina, afirmou que a “hesitação” da OTAN para admitir a Ucrânia é a causadora do atual conflito no país.
Anteriormente, durante as negociações com Moscou, Kiev havia dito que estava disposta a renunciar à intenção de aderir à aliança, contudo a vice-primeira-ministra deixou claro que o país não “abandonou ou adiou” sua pretensão de fazer parte da OTAN.
“A Suécia e a Finlândia se converterão em membros da OTAN o quanto antes. Posso garantir que se estes países esperassem a decisão para sua adesão por mais 15 anos, também estariam em guerra”, afirmou.
Contudo, ela ressaltou que é frustrante que um país que fez tudo para aderir à OTAN, inclusive, transformando o setor de segurança e defesa no padrão da aliança, tenha escutado sempre a mesma mensagem de que “não vão tomar esta decisão”.

Zelensky assinou no dia 28 de fevereiro uma solicitação de adesão da Ucrânia à UE, pedindo a integração imediata do país no bloco. Seguindo os passos ucranianos, a Geórgia e a Moldávia também anunciaram o envio de solicitação similares.

 

Veja Também