A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo foi totalmente renovada e está pronta para atender melhor a comunidade. A maior unidade da região passou por reformas importantes que incluíram consertos no telhado, no piso, além dos sistemas hidráulico e elétrico. Também foram trocados os revestimentos e a pintura foi refeita. Com um investimento próximo de R$ 1 milhão, o local ficou mais confortável, seguro e preparado para receber servidores e moradores, fortalecendo a rede de atenção primária no Distrito Federal.
O espaço foi ampliado e agora possui quatro consultórios extras, somando 25 salas para atendimento. A unidade também recebeu ar-condicionado em várias áreas para melhor conforto. Segundo o gerente da unidade, Suderlan Sabino Leandro, há consultórios para médicos, enfermagem, acolhimento, medicação e curativos.
As obras iniciaram em 2024, mas o atendimento continuou em outros locais como a Casa do Idoso e o Terminal Rodoviário. A UBS 1 atende mais de 30 mil pessoas e oferece serviços como consultas médicas, pré-natal, controle de hipertensão e diabetes, vacinação e exames laboratoriais.
O diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, destacou o empenho dos servidores durante a mudança: “Foi um esforço enorme. Eles entenderam que não podiam parar, pois a população precisava do serviço. Renovamos tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”.
O coordenador de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde, Afonso Abreu, ressalta que um ambiente adequado é essencial para um serviço de saúde de qualidade: “Quando falamos dos pilares do SUS, a estrutura e o ambiente são fundamentais, e as UBS são os principais pontos dessa atenção”.
