28.5 C
Brasília
quinta-feira, 25/12/2025

Turquia prende 115 por planejarem ataques nas festas de fim de ano

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
29.5 °
28.5 °
46 %
4.6kmh
40 %
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °

Em Brasília

A Procuradoria-Geral da Turquia anunciou a detenção de 115 suspeitos ligados ao grupo extremista Estado Islâmico (ISIS), após frustrar diversos planos de ataques durante as celebrações de Natal e Ano Novo no país.

Foram realizadas buscas em 124 locais na capital, Istambul, com as investigações indicando que os ataques tinham como alvo principal as comunidades não muçulmanas.

As autoridades informaram que os detidos mantinham comunicação com células do ISIS fora da Turquia, destacando a dimensão internacional da ameaça.

Durante as operações, foram confiscadas armas, munições e documentos organizacionais. Ainda segundo a polícia, 22 suspeitos seguem foragidos.

Essas prisões representam a fase mais recente da ofensiva do governo turco contra o grupo armado, considerado a segunda maior ameaça terrorista no país.

Atuação do Estado Islâmico

Devido à sua localização geográfica e diversidade demográfica, fazendo fronteira com a Síria, a Turquia tornou-se um foco para as ações do Estado Islâmico, que ampliou suas atividades na Ásia Central desde 2019 e estabeleceu ramificações em partes da África.

Recentemente, o Estado Islâmico foi responsabilizado por um ataque contra um grupo de americanos em Palmira, na Síria, no qual dois militares e um intérprete foram mortos.

Nos últimos dias, os serviços de inteligência turcos capturaram um suposto líder do grupo, Mehmet Gören, entre o Afeganistão e o Paquistão. Gören foi levado à Turquia sob acusação, conforme o MIT (serviço de inteligência turco), de organizar atentados suicidas contra civis no Afeganistão, Paquistão, Turquia e Europa.

Veja Também