18.7 C
Brasília
sexta-feira, 15/08/2025

Turminha Protegida é exemplo de prevenção no Brasil

Brasília
céu pouco nublado
18.7 ° C
18.7 °
18.4 °
65 %
2kmh
15 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
22 °

Em Brasília

O programa Turminha Protegida, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), foi reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como um modelo de sucesso em políticas de prevenção ao crime. A homenagem aconteceu durante o III Workshop de Gestão e Execução das Transferências Obrigatórias do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), realizado na quinta-feira (14).

Desde que começou, em abril de 2025, o programa, que é financiado com verbas do FNSP, já beneficiou quase 3 mil pessoas, principalmente crianças. Ele oferece peças de teatro, oficinas educativas e participações em eventos comunitários, focando especialmente em áreas com maior vulnerabilidade social.

“O Turminha Protegida reforça nosso compromisso com uma segurança cidadã, inclusiva e baseada em dados. O projeto prova que podemos construir uma sociedade mais segura, focada na prevenção, educação e formação de cidadãos conscientes desde cedo. Esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo”, comentou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

O III Workshop do FNSP tem o propósito de melhorar as habilidades, aprofundar conhecimentos e promover a troca de experiências entre gestores de segurança pública. “É um evento muito aguardado pelos gestores de segurança de todo o país. Através dele, evoluímos na gestão do fundo de maneira dialogada, considerando as necessidades de cada região”, afirmou Camila Pintarelli, diretora de Gestão do FNSP.

Usando uma linguagem lúdica, métodos pedagógicos e personagens inspirados nas forças de segurança e na comunidade, o programa visa fomentar uma cultura de paz nas escolas públicas do DF, conscientizando crianças sobre temas como cidadania, igualdade de gênero, empatia e prevenção à violência, sem citar armas ou crimes.

“A prevenção qualificada é parte essencial da nossa estratégia de segurança pública. Investimos na formação cidadã, no diálogo e no fortalecimento dos vínculos sociais para combater riscos e promover a inclusão social”, disse a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira.

O coordenador do programa, Henrique Neuto Tavares, destacou o efeito positivo da ação: “Esta iniciativa mostra que educação e cultura são grandes aliadas na prevenção da violência. O resultado observado nas escolas e eventos comunitários é imediato e encorajador”.

O projeto ganha ainda mais importância diante do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revela que 48,5% das vítimas de mortes violentas em 2024 tinham até 29 anos. “Esse dado demonstra a necessidade urgente de projetos como o Turminha Protegida, que atuam de forma antecipada e educativa, antes que os jovens enfrentem situações de risco”, acrescentou Regilene Siqueira.

Escolas públicas, privadas e organizações interessadas em participar do programa podem fazer contato pelo e-mail turminhamaissegura@gmail.com ou pelo telefone (61) 3441-8773.

Informações da SSP-DF

Veja Também