30.4 C
Brasília
quinta-feira, 20/11/2025




Turista registrado vídeo horas antes de morte na Cordilheira dos Andes

Brasília
nuvens dispersas
30.4 ° C
30.4 °
30 °
42 %
1.9kmh
38 %
qui
30 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
22 °
seg
28 °

Em Brasília

Um turista que faleceu durante a trilha Circuito O, localizada no Parque Nacional Torres del Paine, na Cordilheira dos Andes, Chile, publicou fotos, vídeos e relatos momentos antes do trágico acontecimento.

Ao todo, cinco turistas — dois mexicanos e três europeus — perderam a vida na rota que exige cerca de quatro dias de caminhada, com as mortes confirmadas na terça-feira (18/11).

Operação de resgate complexa

Dias de busca foram necessários para localizar os cinco turistas, identificados como Cristina Calvillo Tovar, Julián García Pimentel, Victoria Bond, Nadine Lichey e Andrea Von Pein. Eles enfrentaram ventos intensos que alcançaram até 200 km/h.

O vídeo compartilhado durante a caminhada destacou os desafios do primeiro dia do O-Trek na Patagônia, descrito como ‘15 km de “Por que eu voei 8.000 metros quando poderia ter atravessado Bodmin Moor a pé sob uma garoa?”’. Essa frase expressa as dificuldades climáticas enfrentadas e outras opções que poderiam ter sido consideradas para acessar a Cordilheira dos Andes.

De acordo com os relatos, “choveu muito desde o início da trilha, o caminho transformou-se em um rio afluente do Amazonas”. Eles detalharam a situação enfrentando cinco travessias de rio e apenas uma ponte, chegando a afirmar que deveriam ter levado uma canoa e um padre para a jornada.

Momentaneamente, apesar do cenário desafiador, “o céu abriu, o vale se revelou como uma lata de pêssegos e eles alcançaram o acampamento com energia renovada”, o que deu esperança para continuar a expedição.

Entretanto, as condições climáticas adversas impediram que eles concluíssem o percurso. Todos os cinco turistas faleceram em razão das condições extremas do local.

Após a confirmação da morte, as autoridades iniciaram os procedimentos para transferir os corpos das vítimas até os locais onde estão seus familiares, garantindo o devido respeito e suporte às famílias enlutadas.




Veja Também