13.5 C
Brasília
terça-feira, 08/07/2025

Turista Chilena Acusa Indígena de Abuso em Ritual no Acre

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
12.3 °
77 %
1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
24 °
sáb
18 °

Em Brasília

A turista chilena Loreto Belén Manzo denunciou o líder indígena Isaka Ruy por abuso sexual durante uma imersão espiritual na Aldeia Me Nia Ibu, pertencente ao povo Huni Kuî, no interior do Acre. Ela relatou o incidente em um vídeo no Instagram e registrou um boletim de ocorrência contra o acusado.

Belen chegou à aldeia em 15 de maio e, quatro dias depois, relata que sofreu o primeiro assédio enquanto participava de um banho medicinal, quando o indígena teria tocado suas partes íntimas sem consentimento, gravando parte do momento. Alguns dias após, Isaka teria tentado forçá-la a um beijo.

Ao retornar à aldeia, a turista contou o ocorrido aos pais do indígena e à esposa dele, Iriki, que pediram para apagar o vídeo e pediram desculpas. Posteriormente, sua estadia passou a ser gratuita e ela ficou hospedada na casa do irmão do líder.

Entretanto, em uma conversa na mata, Isaka expressou desejo de um relacionamento com Belen, que recusou, afirmando que eram irmãos de comunidade. Mesmo assim, ele a violentou sexualmente. A situação culminou com a chegada de Iriki, que agrediu a turista com um pedaço de pau.

Belen também acusou a família do indígena de ter furtado seu celular, contendo provas do abuso. As denúncias na delegacia incluem abuso sexual, agressão e roubo. Até o momento, Isaka Ruy não se manifestou; as autoridades seguem investigando o caso.

Veja Também