28.5 C
Brasília
sexta-feira, 06/02/2026

Turista Argentina Agostina Páez Recebe Prisão por Injúria Racial no Rio

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
51 %
4.1kmh
40 %
sex
27 °
sáb
28 °
dom
23 °
seg
19 °
ter
21 °

Em Brasília

Agostina Páez, turista e advogada argentina de 29 anos, teve sua prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por injúria racial. Ela foi acusada de fazer gestos racistas contra funcionários de um bar em Ipanema no dia 14 de janeiro.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, Agostina estava com duas amigas em um bar na Rua Vinícius de Moraes quando contestou o valor da conta e usou um termo ofensivo para se referir a um funcionário, com o intuito de discriminá-lo pela sua cor e raça.

Em vídeo publicado no Instagram, Agostina comentou que recebeu uma notificação da ordem de prisão preventiva devido ao risco de fuga. Ela declarou sentir medo e estar muito preocupada, apesar de estar usando tornozeleira eletrônica e estar colaborando com a Justiça desde o início do processo.

A Justiça do Rio bloqueou seu passaporte e ordenou o uso da tornozeleira eletrônica durante as investigações. O Ministério Público pediu a prisão preventiva alegando que as medidas atuais não são suficientes para evitar riscos no processo.

Foi relatado que Agostina Páez foi filmada imitando gestos de macaco direcionados a um atendente do bar e, ao sair do local, repetiu gestos racistas contra outros três funcionários, conforme a denúncia.

Essa situação gerou indignação e reforça a importância de combater atitudes discriminatórias.

Veja Também