27.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/09/2025

Turismo em Brasília conecta jovens à história e cultura do DF

Brasília
céu limpo
27.5 ° C
27.5 °
21.1 °
23 %
3.1kmh
0 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
34 °
ter
27 °

Em Brasília

Na última quinta-feira (11), estudantes do CED 16, em Ceilândia, participaram de uma atividade especial do projeto Turismo Mais Brasília, que tem o objetivo de aproximar os jovens da história e da cultura do Distrito Federal. As turmas visitaram o Museu Vivo da Memória Candanga, incluindo alunos com necessidades especiais, e conheceram o Templo Shin Budista e a Igrejinha local, explorando diferentes aspectos culturais e históricos da região.

O Turismo Mais Brasília é uma ação gratuita realizada pelo Instituto Evolui em parceria com a Secretaria de Turismo do DF. O projeto busca conectar jovens e comunidades à diversidade cultural do Distrito Federal, promovendo roteiros culturais, náuticos, gastronômicos, religiosos e sociais, e contribuindo para a descentralização do turismo. As escolas são indicadas pela Secretaria de Educação do DF, mas também podem se inscrever diretamente por meio de formulário online.

“Nosso foco é aproximar estudantes e comunidades do patrimônio cultural, natural e histórico do DF, ampliando a visão para além da Esplanada dos Ministérios e valorizando todas as regiões administrativas”, destaca a organização do projeto.

Desde junho, o Turismo Mais Brasília já levou centenas de alunos de Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas e Santa Maria a locais como o Memorial JK, Catetinho, Teatro de Sobradinho, Casa do Cantador e Museu Nacional. Durante este mês, estão programadas visitas ao Memorial dos Povos Indígenas, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Biblioteca Nacional, Ermida Dom Bosco e Deck Norte.

Cristiano Araújo, secretário de Turismo do DF, destaca a importância da iniciativa: “Queremos garantir que todos, especialmente estudantes da rede pública, moradores das regiões periféricas e produtores locais, tenham acesso às riquezas culturais, históricas e naturais de Brasília. Essa ação promove inclusão, gera oportunidades e valoriza a diversidade de experiências oferecidas pelo nosso território.”

Laiz Cecília, vice-presidente do Instituto Evolui, reforça o impacto do projeto na vida dos jovens: “Os estudantes não recebem só informações, eles vivenciam a cultura e a história de perto. Muitos jovens, que nasceram e cresceram no DF, não conheciam sua própria história. O projeto desperta o sentimento de pertencimento e mostra novas possibilidades. Nos olhares, nas perguntas e nos sorrisos, percebe-se que eles se reconhecem nesse processo.”

Ela também ressalta a importância de descentralizar os roteiros turísticos. “Quando falamos de Brasília, muitos pensam apenas na Esplanada dos Ministérios, mas a cidade é muito maior. O Turismo Mais Brasília revela tradições religiosas, esportivas, coletivos culturais e histórias de diferentes regiões, tornando as comunidades parte do roteiro. Isso cria uma verdadeira troca de conhecimento e fortalece a identidade da cidade.”

A programação segue intensa até o fim do mês, com destaque para a visita de mais de 300 alunos ao Museu Vivo da Memória Candanga no próximo dia 16. Também estão previstas visitas ao Cine Brasília, Congresso Nacional, Panteão da Pátria, Jardim Botânico e Torre de TV. Até junho de 2026, o projeto espera alcançar mais de 15 mil pessoas, incluindo estudantes, líderes religiosos, atletas, produtores locais e moradores das regiões periféricas do DF.

Serviço – Programação do Turismo Mais Brasília (12 a 30 de setembro de 2025)

  • 12/09 (sexta-feira): Memorial dos Povos Indígenas às 9h (60 alunos da Escola Classe 17, Sobradinho); CCBB às 10h (50 alunos da Escola Bilíngue, Taguatinga); Biblioteca Nacional/Museu Nacional às 14h (90 alunos do Centro de Ensino 03, Estrutural).
  • 15/09 (segunda-feira): Biblioteca Nacional/Museu Nacional às 9h e 14h30 (200 estudantes do CED 16, Ceilândia).
  • 16/09 (terça-feira): Museu Vivo da Memória Candanga às 9h (350 alunos do EC 36, Ceilândia); Catetinho às 9h (75 estudantes da Escola Classe 14, Gama); CCBB às 9h (44 alunos da Escola Militar, Sobradinho).
  • 17/09 (quarta-feira): Memorial dos Povos Indígenas/Memorial JK às 9h (120 estudantes do CEF Telebrasília); Complexo Cultural Samambaia às 10h30 (40 alunos); Cine Brasília às 9h (45 alunos da Escola Classe 40, Ceilândia, e 45 do CEF 15, Gama).
  • 18/09 (quinta-feira): Memorial dos Povos Indígenas às 9h (77 alunos da Escola Classe 14, Gama); Biblioteca Nacional/Museu Nacional às 9h e 14h30 (180 estudantes do Centro de Ensino Boa Esperança).
  • 19/09 (sexta-feira): Jardim Botânico às 14h (90 alunos da Escola Classe 01, Porto Rico); Catetinho às 14h30 (90 estudantes do Centro de Ensino 03, Estrutural); CCBB às 9h (50 alunos do CEF Doutora Zilda Arns, Itapoã).
  • 22/09 (segunda-feira): Museu Vivo da Memória Candanga às 14h (45 alunos, Letícia Victoria); Congresso Nacional às 15h e 15h30 (90 estudantes do CEMAB, Taguatinga).
  • 23/09 (terça-feira): Panteão da Pátria/Espaço Lúcio Costa/Museu da Cidade às 8h30 (alunos do EC 36).
  • 24/09 (quarta-feira): Panteão da Pátria/Espaço Lúcio Costa/Museu da Cidade às 8h30 (alunos do EC 36).
  • 25/09 (quinta-feira): Jardim Botânico às 14h30 (90 estudantes do CED 16, Ceilândia).
  • 26/09 (sexta-feira): Torre de TV às 14h30 (90 alunos da Escola Classe 01, Porto Rico).
  • 29/09 (segunda-feira): Torre de TV às 14h30 (60 estudantes do CEF 316, Santa Maria).
  • 30/09 (terça-feira): Cine Brasília com programação para 500 participantes.

Veja Também