A passagem do tufão Wipha por várias cidades e províncias da China neste domingo (20/7) causou dificuldades para muitas pessoas enfrentando ventos intensos. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma criança sendo levada pela ventania, enquanto outras pessoas lutam para manter o equilíbrio.
O tufão paralisou deslocamentos e provocou o cancelamento das aulas em escolas de Hong Kong, que declarou o alerta máximo para ciclones tropicais. O observatório local ativou o sinal de furacão T10, o mais elevado nível de aviso.
As províncias de Hainan e Guangdong também sofreram os efeitos do tufão, de acordo com a imprensa local. A Agência Estatal de Controle de Inundações e de Socorro em Situação de Seca informou que elevou o grau de resposta emergencial para lidar com as enchentes e o tufão.
Espera-se que o tufão Wipha cause tempestades severas e fortes chuvas em partes das regiões de Hainan e Guangdong até segunda-feira (21/7).
Autoridades centrais enviaram suprimentos de emergência para as áreas afetadas em Guangdong e Hainan para auxiliar no socorro e na recuperação.