O tufão Podul atingiu o sudeste de Taiwan na quarta-feira (13/8), causando o fechamento de escritórios, suspensão de voos e quedas de energia em muitas residências. Ventos intensos e chuvas fortes provocaram transtornos em diversas áreas da ilha.
Rajadas de vento de até 178 km/h foram registradas pouco antes do tufão tocar o solo no condado de Taitung, no sudeste, de acordo com a Agência Central de Meteorologia (CWA).
Uma pessoa está desaparecida após ter sido levada pelas águas enquanto pescava. Trinta e três indivíduos ficaram feridos, conforme informou a Agência Nacional de Incêndios. Mais de 7.300 pessoas foram removidas de suas casas, enquanto árvores e placas foram derrubadas pela força da tempestade, que segue avançando pelas regiões central e sul do país.
As cidades de Kaohsiung, Tainan e Chiayi serão especialmente afetadas na noite desta quarta-feira, com chuvas intensas previstas também em Penghu e Kinmen, conforme declarou o diretor da CWA, Lu Kuo-chen, durante reunião com o presidente Lai Ching-te.
“Estamos preocupados com este tufão”, disse Huang Wei, pescador de Kaohsiung, horas antes de Podul atingir a costa. Ele relatou que, da última vez, os barcos próximos a ele não estavam bem presos e acabaram colidindo com o seu.
Mais de 134.500 residências ficaram sem energia elétrica. Todos os voos domésticos da ilha, que possui 23 milhões de habitantes, foram suspensos na quarta-feira, assim como diversos voos internacionais.
Segundo a agência meteorológica, as regiões montanhosas de Kaohsiung e a cidade de Tainan devem receber entre 400 e 600 milímetros de chuva acumulada entre terça e quinta-feira.
Taiwan ainda se recupera dos efeitos do tufão Danas, que atingiu a ilha no início de julho, resultando em duas mortes e centenas de feridos. Em um único fim de semana, foram registrados mais de 500 milímetros de chuva no sul, causando enchentes e danos.
Fenômenos meteorológicos extremos são comuns na ilha entre julho e outubro, e especialistas acreditam que as mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas estão intensificando essas tempestades, aumentando o risco de inundações.