Conscientização sobre Miomas Uterinos
Julho é o mês destinado a aumentar o conhecimento sobre os miomas uterinos, que são tumores que se desenvolvem no músculo do útero, geralmente benignos. Eles podem variar em tamanho e estar localizados em diferentes áreas do útero. O diagnóstico desses tumores é realizado por meio de exames de imagem, incluindo ultrassonografia, ressonância magnética e histeroscopia.
Embora os miomas possam causar desconfortos em algumas mulheres, muitas vezes eles não representam uma ameaça para a saúde. A decisão de retirar ou não um mioma deve ser feita com cautela, considerando a condição geral de saúde da paciente, seus sintomas, seus planos para ter filhos e sua qualidade de vida. O cirurgião-ginecologista Thiers Soares, especialista em miomas, oferece informações valiosas sobre o tema.
Sintomas dos Miomas Uterinos
Na maioria das vezes, os miomas não causam sintomas e são descobertos em exames de rotina. Contudo, dependendo do tamanho, quantidade ou local onde estão, podem surgir alguns sinais, tais como:
- Sangramento menstrual abundante;
- Períodos menstruais mais longos;
- Dores pélvicas;
- Constipação;
- Desconforto durante as relações sexuais;
- Aumento da necessidade de urinar.
Além disso, dificuldades para engravidar podem ser um sinal, uma vez que os miomas podem causar complicações durante a gestação e até abortos espontâneos, explica Soares. Para detectar esses tumores, o exame mais comum é a ultrassonografia transvaginal, enquanto a ressonância magnética da pelve oferece uma visão mais detalhada.