O Havaí está sendo atingido por diversas ondas grandes de tsunami, algumas ultrapassando um metro e meio de altura, enquanto as autoridades solicitam que os residentes permaneçam em suas casas e evitem as ruas.
“Até o momento, não presenciamos ondas impactantes, o que é um grande alívio para nós”, declarou o governador do Havaí, Josh Green, na noite da terça-feira (29/7).
Green mencionou que não há registros de danos até agora e que nenhuma atividade de ondas foi observada na Grande Ilha do Havaí, conforme informado pela CNN.
“Prevemos que levará cerca de duas a três horas para podermos afirmar ‘situação normalizada’. Até agora, tudo está sob controle”, acrescentou.
Segundo o governador, não houve cortes no fornecimento de energia elétrica e o estado não planeja realizar desligamentos preventivos.
Embora os aeroportos permaneçam intactos até o momento, todos os voos de entrada e saída de Maui foram suspensos durante a noite, fazendo com que cerca de 200 pessoas buscassem abrigo no terminal.
Green solicitou que os moradores ficassem longe das vias públicas e evitassem chamadas desnecessárias ao 911 para manter as linhas disponíveis para emergências.
O capitão da Guarda Costeira, Nicholas Worst, informou que os portos comerciais foram interditados e que navios e aviões estão prontos para agir assim que o impacto total do tsunami for verificado.