23.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




Tse reinicia julgamento sobre governo de Roraima

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
20.6 °
80 %
2.1kmh
75 %
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °
sex
30 °
sáb
26 °

Em Brasília

São Paulo, 10 – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai começar novamente nesta terça-feira, 11, a análise que pode tirar do cargo o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), acusado de usar o poder político e econômico de forma indevida.

Denarium foi condenado quatro vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) em 2023, por usar de forma ilegal seu poder nas eleições de 2022. Ele continua no cargo enquanto os recursos ainda estão sendo avaliados, por causa da pausa temporária do processo.

O caso já havia sido discutido em agosto, mas a análise foi interrompida logo depois do voto da relatora, ministra Isabel Gallotti, pois o ministro André Mendonça pediu mais tempo para estudar o processo.

Em nota, a equipe do governador disse que continua “confiando na Justiça, nas instituições e em todos que, assim como nós, acreditam em um Estado melhor para viver, trabalhar e empreender”.

Denarium também falou sobre os progressos do estado: “Um estado que tem o maior crescimento do PIB no Brasil, a maior redução no número de homicídios, com mais área plantada e aumento no tamanho do rebanho bovino”, disse ele em uma publicação nas redes sociais.

Na sessão, também será julgado o vice-governador Edson Damião (Republicanos), que está acusado pelos mesmos crimes. A ministra Isabel Gallotti mencionou que o número de pessoas beneficiadas pelo programa “Cesta da Família” cresceu 400% em 2022, aumentando de 10 mil para 50 mil pessoas atendidas.

Em seu voto, Gallotti destacou também o programa “Morar Melhor”, que ajuda a reformar casas de famílias com baixa renda, dizendo que o programa foi “uma maneira criativa que resultou na criação de novos programas em ano eleitoral, trazendo benefícios eleitorais para o candidato à reeleição ao governo do Estado”.

Estadão Conteúdo




Veja Também