O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou mudanças nas normas eleitorais do país. Entre as novas medidas, está a exigência da apresentação obrigatória de um documento de identidade nas seções de votação.
“A identificação do eleitor deverá ser um requisito para cada voto, sem exceções! Vou emitir uma ordem executiva para garantir isso!!!”, declarou o republicano em sua rede social Truth Social. Além disso, ele destacou que a votação por correspondência será restrita apenas a pessoas com problemas de saúde graves e militares que estejam em missão fora do país.
Não é a primeira vez que Trump critica o sistema eleitoral americano. Após perder a eleição presidencial de 2020 para o democrata Joe Biden, ele questionou a validade dos votos enviados pelo correio. Apesar de ser uma prática prevista em lei, o ex-presidente levantou dúvidas sobre a segurança desse método, que permite o envio antecipado dos votos pelo sistema postal.
No início deste mês, Trump anunciou que pretende propor alterações nas regras eleitorais para os pleitos de meio de mandato em 2026, embora os detalhes sobre essas mudanças ainda não tenham sido divulgados.